DECIDA-SE - Como mudar de carreira depois dos 30

11 de maio de 2021
Diário do Nordeste

Decidir uma carreira muito jovem pode trazer uma série de dúvidas quanto à certeza de qual profissão exercer. Fazer novas tentativas pode não ser fácil, mas é possível mudar mesmo depois dos 30 ou 40 anos.  

O ponto inicial é identificar alguma habilidade que tenha, de acordo com o psicólogo e gerente da Unidade de Atendimento do IDT/SINE Papicu, Hilário Sousa. “De repente, coisas que até outras pessoas identificam em você, aptidões, características de personalidade, tem que saber os pontos fortes de cada pessoa e colocar isso pra frente”.  

 

Para Valéria Mota, gerente executiva de seleção na MRH Gestão de Pessoas e Serviços, é preciso ainda  questionar por quais motivos aquela indecisão acontece.  

ORGANIZE-SE  

Com isso, é possível elaborar um plano de ação sobre quais vão ser os próximos passos, seja fazer um novo curso ou faculdade, por exemplo. “É preciso definir o trajeto para chegar no objetivo, o que requer muita organização”, pontua Mota.  

Além disso, é preciso fazer uma organização de finanças, pois mudanças como essa necessitam de um suporte financeiro. Então, é ideal fazer um planejamento para montar uma reserva de emergência, por exemplo.  

É necessário ainda analisar de que forma é possível fazer das suas habilidades um negócio próprio ou quais carreiras podem ser consideradas. “Identificar essas ações que você gosta de realizar e encontrar uma profissão que você possa desenvolver isso, por exemplo, uma pessoa que tem afinidade com computadores, exercer uma profissão que tenha a ver com isso”, explica. 

Nada é definitivo 

Para Hilário, outro ponto importante é a pessoa compreender que nada é definitivo. “Nós mudamos muito o tempo todo, até nosso paladar muda. Esse caminho pode ter desvios e não tem nada de errado com isso”.  

“Sempre achei muito nocivo o fato de termos que escolher uma profissão aos 16 e 17 anos, porque a gente tem uma visão muito limitada do mundo. Uma dica que sempre dou para quem não sabe o que fazer, é começar escolhendo o que não quer de jeito nenhum”, acrescenta.  

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua João Gurgel - 2247 - Centro

Araraquara / SP - CEP: 12345-000

Contato

(16)3332-6280

E-mail

contato@escritoriopadrao.cnt.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados