INFORMAÇÃO - Débito recorrente: saiba o que é e quais as vantagens para empresas e clientes.

17 de setembro de 2021
Conta Azul

Uma das grandes dificuldades dos negócios que cobram mensalidades dos seus clientes, envolvem a forma de pagamento. E é para resolver isso, que muitas empresas estão optando pelo débito recorrente.

Enquanto alguns estabelecimentos apenas aceitam pagamento em dinheiro ou cartão de crédito, aqueles que também possuem a opção de débito recorrente acabam se destacando perante à concorrência.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de pagamento e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar melhores resultados, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você!

O que é débito recorrente?

De maneira simplificada, o débito recorrente é uma facilidade para que clientes consigam pagar mensalmente determinado serviço, como academias, escolas ou cursos. Dessa forma, é possível pagar a mensalidade todos os meses, sem comprometer  o limite do seu cartão de crédito. Assim, ele pode continuar realizando suas compras normalmente e ainda pagar a mensalidade.

Para compreender melhor como funciona, digamos que ao se matricular numa academia, é provável que o valor seja mais barato se você fechar planos trimestrais, semestrais ou anuais. Nesse cenário, você precisaria assinar o contrato para o período todo, ou seja, teria que se comprometer a pagar o valor de todas as parcelas. Por isso, muitas academias têm oferecido a opção de débito recorrente, pois garante o recebimento do valor, mas sem atrapalhar o cliente.

Se o valor do plano anual for R$2.400,00 a academia pode cobrar apenas R$200,00 por 12 meses. Assim, o valor ocupado do cartão será de apenas 200 reais e não o valor total. Além disso, um dos principais benefícios do débito recorrente é a fidelização dos clientes. Para a empresa, nada muda, só precisa ter um contrato com a operadora do cartão de crédito, que permita a operação de débito recorrente

Quais são as vantagens?

O débito recorrente apresenta vantagens tanto para o cliente quanto para o empreendedor, afinal de contas, numa relação de compra e venda, quando um dos lados se beneficia, o outro também consegue pontos positivos. Confira abaixo algumas vantagens:

Quais as vantagens para as empresas? 

Previsão de Faturamento

Para as empresas que trabalham com mensalidades, o débito recorrente auxilia muito na gestão financeira. Com essa forma de pagamento, o empresário consegue ter uma noção de quanto receberá em um determinado período.

Com essa visão concreta em mãos, é possível planejar melhor o fluxo de caixa e até se programar em relação a novas contratações e aquisição de novos produtos, por exemplo.

Controle de pagamentos

Se a sua empresa tem muitos clientes, a gestão de pagamentos pode ser um desafio. Com o débito recorrente, você tem  a oportunidade de integrar o sistema cadastral com a lista de pagamentos, o que facilita o monitoramento e visualização dos pagamentos.

Aumento no número de assinaturas

Para os clientes que precisam da possibilidade de realizar um pagamento em várias parcelas e sem gerar juros sobre isso, vão passar a enxergar na sua empresa com bons olhos.

Até porque, todos querem pagar menos (conforme costuma ser um plano anual, por exemplo), mas sem precisar comprometer toda sua renda do mês.

E para os clientes, quais pontos positivos?

Facilidade ao cliente

O pagamento através do débito recorrente é mais seguro e fácil para o cliente, que passa a ter a garantia que aquele pagamento será feito automaticamente, sem ter que se preocupar em lembrar de pagar mais uma conta.

Além disso, ele também não ocupa o limite do cartão de crédito, o que deixa o consumidor mais tranquilo para pagar outras compras.

Redução da inadimplência

Para o cliente, um dos principais pontos positivos está na redução da inadimplência. Isso porque, com o pagamento feito de maneira parcelada e automática através do débito, fica mais fácil de pagar as parcelas.

 

Qual a diferença entre débito e crédito recorrentes?

Em ambos os casos, o crédito e o débito recorrentes servem para que o pagamento seja feito de forma periódica, automática de um plano ou assinatura. No entanto, no caso do débito, todos os meses, na data estipulada, o valor é descontado da conta bancária do cliente.

Por exemplo, imagine que o valor anual da academia seja de R$1500,00. A cada mês, na data escolhida, será debitado R$125,00 da conta da pessoa, durante 12 meses. 

Já no crédito recorrente, a cobrança é feita através do cartão de crédito, mas sem utilizar o limite do cartão do cliente. Assim, todos os meses, o valor da parcela entra na fatura do cartão de crédito.

Essas são duas modalidades parecidas, e o que difere uma da outra, é que em um caso a mensalidade é cobrada diretamente da conta bancária, enquanto a outra, é cobrada na fatura do cartão de crédito.

 

Como gerenciar uma receita recorrente?

Para que você consiga gerenciar a receita recorrente que a sua empresa irá receber, é muito importante impor métricas para um acompanhamento adequado. Isso deve ser implementado desde nas operações financeiras como receitas, até em possíveis despesas que a sua empresa possa ter. 

Confira a lista de métricas que você pode utilizar com este intuito: 

  1. CAC = Custo de Aquisição por Cliente. Aqui, você vai compreender quanto de dinheiro você demanda para conquistar novos clientes. Assim, você poderá compreender melhor se é preciso continuar na mesma estratégia de vendas, ou então, mudar o que tem feito;

  2. Churn Rate = Taxa de Cancelamento. É muito importante que você fique atento ao percentual da taxa de cancelamento dos seus clientes. Dessa forma você consegue tomar providências para mudar aspectos que estão afastando o público da sua empresa;

  3. Customer Lifetime = Tempo de vida do cliente. Você sabe qual é o período médio que os seus clientes ficam vinculados ao seu negócio? A resposta dessa pergunta pode auxiliar a definir o grau de satisfação do consumidor e quais estratégias você pode tomar para melhorar esse panorama.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua João Gurgel - 2247 - Centro

Araraquara / SP - CEP: 12345-000

Contato

(16)3332-6280

E-mail

contato@escritoriopadrao.cnt.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados